desventuras manauaras


Manaus, uma tarde de domingo de 1999, nosso grupo de amigos e fiéis companheiros, se reunia em um clube afastado da cidade. Uma confraternização qualquer acontecia, servindo de pretexto pra nossa patota aparecer e curtir a festa, regada a muito refrigerante barato e salgadinhos.

O tédio já nos dominava, já que era uma reunião de militares e sempre tinha alguém pronto pra não deixar agente fazer alguma coisa. Então, nos afastamos do resto do pessoal e reparamos numa trilha que ficava atrás de um quiosque em construção.

Claro que agente entrou pra ver aonde dava, afinal tínhamos somente doze anos e horas e mais horas de Goonies na Sessão da Tarde.

Seguimos quase duas horas pelo pequeno caminho alagado, lutando bravamente contra mosquitos sanguessugas comedores de carne.
Não paramos nem quando lemos em uma velha placa os seguintes dizeres: "Área de Risco. Ataque de cobras e Jacarés." E logo abaixo estavam desenhados os respectivos animais, um ao lado do outro.
Fiquei imaginando se eles trabalhavam juntos, elaborando planos infalíveis para devorar pessoas.

De qualquer forma o clima já estava ficando tenso, alguns amigos queriam retornar, mas acabaram desistindo já que eram minoria e teriam que voltar sozinhos.

A trilha já tinha se desmanchado e estávamos andando sobre uma delicioso lamaçal, a parte boa é que a mata estava menos espessa e já conseguíamos enxergar um pouco do que estava do outro lado.

Uma subida íngrime nos aguardava, mas diabos, depois de termos nos ralado lindamente no meio da natureza selvagem, não ia ser uma ladeirinha que ia nos derrotar. Subimo-la todos com certa dificuldade, arfando e suados.
Mas bicho, valeu a pena. No final da tarde, o pôr do sol nos aguardava e o que a nossa visão alcançava era uma espécie de hangar, um mini aeroporto abandonado, com algumas aeronaves abandonas para nosso deleite.

Quando a turma cruzava uma pista de pouso, ficamos um tanto quanto abismados ao avistar um avião no horizonte manobrando para a aterrissar, concluímos que o local não estava tão abandonado assim. Nos escondemos pra vê-lo pousando, coisa linda.
Contudo, tivemos que voar dalí ao reparar que o piloto ao sair do aeroplano procurava desnorteado por alguma coisa. Muito provável que fosse um grupo de formiguinhas que ele avistou lá de cima.

Voltamos rapidamente pela semi-trilha, sem lembrar do famigerado aviso, apenas maravilhados com ocorrido.
Fomos alvos da preocupação indignada do pessoal da festa, eles já tinham procuparado por nós. Os sermões mal foram ouvidos, apenas queríamos que a segunda-feira chegasse, pra poder contar tudo na escola.

Claro que com alguns detalhes a mais...tipo ataques de cobras, jacarés e pilotos estrangeiros em fúria.

3 comentários:

Túlio disse...

valeu pelo link!

o design do blog é ótimo, por sinal.

Anônimo disse...

Vc tá ligado que esse piloto devia ser algum colombiano em ação, e vc perdeu a oportunidade de pegar uma boa mercadoria, Cuzão!



Dudu!

Luana Marinho Nogueira disse...

é né, Manaus tem essa coisas...
o bom é q valeu a pena. =)

gostei do layout do blog,
legal!